Acupuntura e Psicologia: um estudo dos cinco elementos

28 de abril de 2023

Confira o artigo Acupuntura e Psicologia: um estudo dos cinco elementos, de autoria de Jonileide Mangueira da Silva e Dayana Priscila Maia Mejia, para o curso de Pós-graduação em Acupuntura – Faculdade Ávila disponível neste link.

Trago o resumo do artigo para que seja apreciado:

A aproximação das ciências ocidentais e das tradições orientais busca conhecer o ser humano como um todo, com a intenção de descobrir a causa das patologias que acometem o corpo, envolvendo principalmente os aspectos emocionais que fazem com que o indivíduo tenha vulnerabilidade as doenças.
As doenças são causadas pela perda da homeostase de um organismo vivo resultando em um mau funcionamento biológico e físico. O princípio de uma patologia pode ter fatores emocionais desencadeados por agentes estressantes externos e cada pessoa age de forma diferente quando se depara com situações de enfrentamento, algumas choram, se deprimem, gritam, se culpam e outras se isolam ou comem, bebem e fumam excessivamente. O controle e equilíbrio de cada um podem ser mantidos através do consciente que define os mecanismos mentais ou cognitivos de sentir, falar e agir.
A interação entre a acupuntura e a psicologia permite identificar no paciente desequilíbrios de energia decorrentes de seu comportamento. Essa grande relação está ligada também a constituição, perfil psicossomático e hereditariedade que podem provocar várias desordens nas funções dos órgãos e vísceras.

Boa leitura!