Como podemos cuidar da nossa energia?
A energia flui pelo corpo nutrindo e protegendo-o. A energia ancestral, YuanQi, chamado também de Qi do rim ou Qi congênito, surge no momento da concepção, sendo constituída por informações vindas dos nossos pais. Responsável pela função reprodutiva, surge da transformação da essência do Jing e tem como função movimentar as atividades dos Zang Fu e de todo organismo, fornecendo calor e auxiliando nos processos de transformação do Qi no organismo. Quando as energias principais que estão na nossa matriz, formatando nosso corpo, mente e personalidade, nós estamos falando de três energias principais: Yin Qi, Yang Qi e Energia Ancestral. Para termos uma energia equilibrada em nosso organismo é necessário que as substâncias fundamentais estejam harmoniosamente fazendo o seu papel no sistema como um todo.
Para que possamos cuidar da nossa energia é importante qualificar o Qi dos alimentos, GuQi e o ar que respiramos Kong Qi. Essas duas formas de Qi irão formar o Qi torácico – Zhong Qi que será responsável por penetrar no coração e nos vasos sanguíneos, impulsionando o sangue e ajudando o controle do Qi no pulmão. O Qi verdadeiro (Zhen Qi) vai originar o Qi nutritivo e o Qi defensivo que trabalharão na nutrição e na defesa. Quanto melhor nossa energia advinda do GuQi e Kong Qi melhor serão as outras formas de Qi e consequentemente usar menos nosso Qi original.
O Xue, segunda substância será importante na produção de energia, pois é ele que nutre e banha nossos tecidos e possibilita a homeostase de toda a atividade metabólica, intelecto e movimentos. Esta substância também se relaciona com nossa atividade mental e sensorial e mantém uma relação muito próxima ao Qi. Se não se tem Um Xue de qualidade, faltará nutrição para o Qi, e consequentemente não se formará o Xue.
O Jin Ye, líquidos corporais, exceto o sangue, tão importante pois se forma pela ação do baço-pâncreas usando o GuQi como fonte. Novamente, os alimentos, sua qualidade é que darão condições de manutenção de uma boa energia.
A quarta substância, o Jing que é descrito como Pré-celestial, Pós-celestial e essência do rim é um tipo de energia fundamental e determina o crescimento, desenvolvimento físico e mental, e a reprodução.
A quinta substância Shen, mente espírito ou consciência, tem morada no coração e é o que podemos conferir a vitalidade da pessoa, sua saúde mental e a força da personalidade. O Shen é alimentado pela energia vital do sujeito, e essa depende da qualidade de vida, pelos hábitos e pensamentos, estilo de vida e escolhas. Nos aspectos de Shen podemos relacioná-lo aos principais órgãos do Zang Fu que em uma interdependência geram a saúde e a energia vital do sujeito.
Finalizando esta questão, como podemos cuidar da nossa energia? Reforço a importância do estilo de vida que optamos, aliado aos nossos aspectos ancestrais, podemos construir uma vida de qualidade se atentarmos às fontes de energia que necessitamos, como uma boa alimentação, exercícios de respiração e tempo para o descanso da mente, além de bons e saudáveis pensamentos farão com que tenhamos saúde física, mental e espiritual.