Efeito da acupuntura para alívio dos desconfortos físicos e emocionais na gestação
A publicação de dezembro de 2020 da Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, traz o artigo Efeito da acupuntura para alívio dos desconfortos físicos e emocionais na gestação (Eveliny Silva Martins, Lígia Maria Alves Rocha, Ana Paula de Jesus Araújo, Tainan Maria Cruz Lopes Tavares, Régia Christina Moura Barbosa Castro, Ana Karina Bezerra Pinheiro), que você pode ler na íntegra neste link.
Trago o resumo do artigo para que seja apreciado:
Objetivo: analisar os efeitos da acupuntura nos desconfortos físicos e emocionais presentes na gestação.
Método: estudo transversal realizado com 45 gestantes do segundo e terceiro trimestre gestacional, atendidas no pré-natal de risco habitual e que realizaram sessões de acupuntura. Cada gestante fazia duas sessões por semana com duração de 30 minutos cada uma.
Resultados: evidenciou-se que, após seis sessões de acupuntura, utilizando os pontos sistêmicos B57, B40, VB30, B23, B60, VG20 e pontos de auriculoterapia: Shemen, lombar e ciático, houve uma significativa melhoria de diversas queixas comuns na gestação, relatadas pelas participantes, como: relaxamento do corpo (97,8%); mudança do estresse (82,2%); sono (86,7%); estado de humor (82,2%); paciência (80%); energia (77,8); ansiedade (66,7%), dentre outros.
Conclusão: a acupuntura contribuiu positivamente na melhoria de sintomas físicos e emocionais referidos pelas gestantes, podendo ser usada como alternativa para a promoção da saúde gestacional.
Boa leitura!